sábado, 30 de maio de 2009

O Aprendiz_Persuasão

Roberto Justos pergunta para as duas finalistas do aprendiz 6 – Universitário _Me fale porque devo contratar sua adversária? Quero saber o poder de persuasão de vocês. Gaguejaram, ficaram nervosas...Mas com muito esforço saiu algumas qualificações e características da outra.

Eu particularmente, em uma situação dessas, jamais venderia uma boa imagem de um concorrente meu. Tentaria dizer algo que não fosse relacionado às qualidades e pontos positivos de meu adversário. Ainda mais pra uma vaga como aquela, com um salário de R$ 10mil por mês e um prêmio de R$ 1 milhão. Roberto também respondeu que jamais venderia aquilo que não acreditamos, aquilo que não nos dará resultado. Como vamos convencer alguém a comprar algo que não condiz com a verdade? Estamos colocando em risco a empresa, o futuro, a nossa vida. Portanto concordo com ele, apesar de que às vezes o acho intransigente, grosseiro e direto.

Como profissionais, somos muito parecidos. Ele é uma pessoa muito inteligente, não podemos negar, observervamos isso pelo sucesso profissional do qual ele possui e vem traçando ao longo dos anos.

Voltando ao assunto do post, poder de persuasão nada mais é que a capacidade de convencer o outro que o que você diz é verdade, é confiável. Demonstrar credibilidade, confiança e segurança. Convicção e energia são também bons aliados da sua argumentação.

Usamos a todo o momento e em várias situações na nossa vida ao longo do dia. Não é só pra garantir uma vaga de emprego, nem para os profissionais em venda. Utilizamos nosso poder de persuasão para convencer o chefe daquela tão merecida promoção, usamos ao namorado depois de uma briga, a criança usa aos pais para convence-los que merecem a tão sonhada bicicleta no natal, e por aí vai.

Será que realmente somos bons nessa característica? Ou nunca paramos para pensar nisso? Simplesmente achamos que é um dom, que quem não nasce com ele, não desenvolve. Podemos sim melhorar e muito essa característica tão importante em nossas vidas. Basta acreditarmos em nós mesmos, termos argumentos e conhecimento daquilo que queremos lutar e convencer.
Hasta luego
Rose Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário